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Painel de controlo

Software de Gestão

Existem vários factores a ponderar quando quer optar por um software de gestão. Acima de tudo não considere a compra de um software de gestão como sendo um custo, mas sim como um investimento. Não se esqueça que este será a principal ferramenta de gestão da sua empresa.

A Trium Informática pode aconselhar-lhe qual a arquitectura tecnológica que melhor se enquadra na estrutura da sua empresa.
Actualmente vendemos e temos parcerias de assistência nos seguintes software de gestão:

 

No entanto, estamos disponíveis a sugestões e possibilidade de suportar outro software de gestão, contacte-nos para mais informações.

Tenha em conta os seguintes factores na selecção de um software de gestão:

Avaliação - Faça uma cuidada avaliação inicial. Verifique quais as reais necessidades da sua empresa.

Funcionalidades - Verifique todas as funcionalidades do software. Funcionalidade a funcionalidade tente perceber como é que pode aumentar a produtividade da sua empresa, a redução de custos, a eliminação de repetições, a melhoria na resposta aos seus clientes o aumento da competitividade.

Flexibilidade - O ideal seria haver um software feito à sua medida, mas, nem sempre isso é possível. Um dos aspectos importantes a considerar quando está a avaliar um software de gestão é a sua flexibilidade. Há sempre um compromisso entre a capacidade de um software se adaptar à sua empresa e a capacidade da sua empresa em se adaptar ao software. Tente ver se a adaptação da sua empresa é benéfica, se pode representar uma oportunidade para eliminar maus hábitos instalados. No que a sua empresa faz bem, procure saber como é que o sofware vai de encontro aos processos instalados.  

Parametrização – Questione-nos sobre a parametrização do mesmo, se é fácil configurar parâmetros, layouts, impressões, relatórios, etc. e sobre os custos inerentes. Tente perceber se o software acompanha facilmente as alterações legislativas, laborais, leis tributárias, etc.

Tecnologia -  É Importante, por exemplo saber que tipo de bases de dados vai ser usada e averiguar sobre a sua robustez, rapidez, fiabilidade, facilidade de manutenção (backups, etc...) e claro se suporta o actual equipamento na sua empresa a se necessitará um novo equipamento para suportar o mesmo.

Integração - Se tem outros softwares na sua empresa que deseja manter em paralelo com o de gestão, tente perceber como é que se podem integrar. A pior coisa que pode acontecer é a duplicação de tarefas. Se insere e utiliza uma determina informação num software, e essa informação é necessária num outro software ou sistema então tente assegurar que existe uma integração entre os dois. Não vai querer que a sua empresa insira duas vezes a mesma informação com o decréscimo de rentabilidade que isso implica e o aumento da probabilidade de acontecerem erros de inserção pondo em causa a integridade da informação.

Instalação, implementação e adaptação - Instalar um software de gestão não é tarefa fácil. Numa fase inicial requer muito empenho da empresa e de quem fornece o software. Há uma série de barreiras a derrubar, começam a aparecer os primeiros problemas práticos que não foram identificados previamente. Os processos internos começam a ter que ser ajustados total ou parcialmente.
Estabeleça um calendário e assegure total disponibilidade de tempo e recursos por parte da empresa que fornece o software.

Formação - Normalmente com a venda do software, vem incluído um pacote de horas de formação. Tente perceber se essas horas são suficientes tendo em conta as funcionalidades que quer ver implementadas e a dificuldade que os seus funcionários vão ter em assimilá-las.

Suporte - Como será feito o suporte após a fase de formação? É comum haver um contrato de assistência entre o fornecedor do software e da empresa. Este contrato de assistência inclui resolução de problemas, apoio nas tarefas de manutenção, gestão da base de dados, pequenas adaptações, etc. Podem ou não estar incluídas actualizações.

Em alguns casos, não existe contrato de assistência e a empresa requisita os serviços da empresa de software só quando necessita. Tanto uma solução como a outra tem os seus prós e contras, o importante é que discuta como vai ser e coloque em papel para que não restem dúvidas. Quanto mais especificadas as obrigações de cada uma das partes melhor.

 

 

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